Translate

sexta-feira, 23 de março de 2012

37° Campeonato Carioca de Coquetelaria - Classificatório para o Campeonato Brasileiro de Coquetelaria da ABB.

Finalizou hoje o 37° Campeonato Carioca de Coquetelaria, sendo este evento uma eliminatória para o Campeonato Brasileiro de Coquetelaria que vale vaga para o mundial. O evento foi realizado dentro da Super Rio Expofood 2012 e contou com um bela estrutura. O número de participantes nos dois dias em que se realizou o evento foi um pouco reduzido, chegando a um total de 10 (Categoria Long Drink livre  e Campeonato de Coquetéis a base de Cachaça).
Realmente fiquei um pouco chateado ao ver a pouca adesão dos bartenders cariocas, hoje em dia é tão difícil haver torneios abertos a qualquer profissional, cada dia  temos mais eventos fechados de coquetelaria onde somente alguns profissionais tem acesso, acredito por isso o alto nível técnico que se vê nos mesmos, então achei que um grande número de bartenders iria se apresentar para competir, mas infelizmente estava enganado, não sei se foi por falta de divulgação, mas a realidade é que neste evento feito para os bartenders cariocas faltaram os bartenders cariocas.

Sei que muitos com mais experiência na área irão dizer que muitas vezes acontecem coisas erradas nesse tipo de competição, que abandonaram as associações, que se decepcionaram com fulano ou ciclano, mas as novas gerações que buscam espaço para fazer seu nome teriam obrigação de competir, não posso acreditar que instrutores de cursos como Senac, Sigabam, Sindrio não incentivem seus alunos a competir, temos que esquecer problemas pessoais e trabalhar em prol da nossa profissão.
Nós da Shake levamos 5 alunos e também estamos chateados com os alunos que faltaram, que sempre encontram uma desculpa para justificar a falta de comprometimento na hora de cumprir o acordado, como falou Ricardo Subelzú (Cocktail Club - Uruguay): uma realidade no dia a dia das escolas.
Eu estive presente no evento e é claro vimos algumas falhas, mas seria muito fácil vir aqui e criticar ao invés de ir lá e tentar colaborar de alguma forma para melhoria da nossa profissão e até quem sabe começar a mudar algumas cabeças sobre o que é a coquetelaria hoje. Vi no final do evento o SR.Iremar Alves acredito que cansado de se doar tanto a uma causa e cada dia que passa não ter apoio das pessoas para as quais ele trabalha, não venho aqui justificar erros evidentes que existem em todas as associações de bartenders ou dizer que agora todos são santos, mas eu como organizador de eventos de grande nível dentro da área de flair me solidarizo com este senhor que dedica sua vida aos bartenders. Ninguém é perfeito, que jogue a primeira pedra quem nunca errou, mas acho que se muitos bartenders que estão em destaque no Rio de Janeiro apoiassem ou pelo meno incentivassem seus alunos, colegas, barbacks ou funcionários para participar desse tipo de evento a nossa boa coquetelaria não seria restrita a alguns bares na zona sul e sim se poderia beber bons drinks em qualquer lugar da nossa cidade.
A minha luta é para que se cresça a coquetelaria como um todo e não só de uma minoria de privilegiados como é hoje, acredito também que esse incentivo para competir fará que surjam outros eventos de coquetelaria que sejam abertos a todos os bartenders, que sejam divididos em categorias para que exista uma disputa justa, e para que profissionais de todos os níveis possam competir, desde o aluno que saiu do seu primeiro curso até o profissional renomado, isso faria com que houvesse um intercâmbio de informações  e seguramente o resultado seria uma melhoria no nível geral dos profissionais.
Não estou dizendo que os bartenders tem que se filiar, ser sócio, nada disso, isso é opção de cada um, até porque eu sou embaixador de uma outra Associação (WFA), mas acho que deveriam participar  desse tipo de evento, sair do anonimato, deixar de fazer só evento com aqueles drinks ruins de sempre e começar a pensar em crescer e evoluir, é desse tipo de profissionais que precisamos.
Aqui deixo meu desabafo e espero que as coisas mudem, pois para uma coquetelaria carioca que tem nomes famosos no Brasil, a nossa classe profissional precisa crescer e evoluir muito mais, pois a grande maioria está muito longe de um nível ideal.

Resultados do Evento:
1° Leandro - Café del Mar
2° Diego Cavalare - Shake -RJ
3° José Mejías; Café del Mar

Estes três bartenders irão em junho representar o Rio de janeiro no Campeonato Brasileiro de Coquetelaria - ABB.
A seguir algumas fotos do evento.

1° Leandro - Café del Mar

2° Diego Cavalare - Shake -RJ

3° José Mejías; Café del Mar




Nenhum comentário:

Postar um comentário